MISSÃO Ser um espaço de desenvolvimento de competências e habilidades necessárias na formação humana integral, elucidando preceitos de responsabilidade, comprometimento e respeito, estimulando o gosto pelo saber.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Doutores da alegria





A escola Érico Veríssimo, consciente de sua função na formação integral dos estudantes, procura oferecer aos mesmos, diferentes situações de aprendizagem.
Neste sentido, iniciou neste sábado, dia 21/05/2011, dia da Solidariedade o Projeto “Doutores da Alegria”, o qual visa promover o contato e a interação entre os estudantes do Programa Mais Educação e pacientes internados no hospital Santa Terezinha, possibilitando a vivência de sentimentos específicos e desenvolvendo capacidades cognitivas e emocionais.
O Projeto “Doutores da Alegria” surgiu como elemento importante do trabalho das aulas de dança, teatro e letramento, ministradas pelos monitores Gianluca Ambrósio, Daiane Paula Chagas Dambros e Graziela Pigatto tem a participação de todos os estudantes envolvidos no Programa. Os estudantes também se utilizaram da informática para pesquisar ações solidárias possíveis de serem implementadas durante a realização do projeto e a seguir sistematizaram suas idéias tornando real o que antes eram apenas suposições. As atividades também contaram com a orientação das professoras Cheila Milczarek (coordenadora pedagógica) e Luciana Alesso (diretora da escola).
Dessa forma, a escola buscou na atividade de contação das histórias infantis do escritor Érico Veríssimo, a possibilidade de aliar o trabalho pedagógico com o foco no desenvolvimento do gosto literário, com a prática social solidária.
Durante os momentos de contação das histórias, através de metodologias lúdicas diferenciadas, pensadas pelos próprios estudantes, os pacientes envolvidos tiveram a oportunidade, não só de ter maior contato com obras de uma literatura essencialmente gaúcha e de grande valor literário, como também de vivenciar momentos significativos de estímulo a imaginação e que, comprovadamente, auxiliam no tratamento e na recuperação dos mesmos.
Já os estudantes tiveram a possibilidade de perceber a importância do ato de ler, em específico a leitura do gênero literário, para o despertar de sentimentos essenciais a vida humana, elucidando preceitos de solidariedade, amor e cuidado,
“São estes momentos de convívio e interação, ressaltando a importância da afetividade e da solidariedade nas relações humanas, a essência do trabalho pedagógico desenvolvido pela escola, no Programa Mais Educação. Muito além de propiciar aos mesmos, o desenvolvimento de habilidades atreladas ao aprimoramento acadêmico, um dos objetivos deste programa, está a formação integral do ser humano com o qual trabalhamos.” ( destaca a professora Cheila Mailczarek).
As próximas etapas do projeto envolverão outros momentos de contação de história pensadas anteriormente pelos estudantes sob a orientação de seus respectivos monitores.
Sem dúvida foram momentos que ficaram na memória de todos os envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário